Éder terá sempre esse condão de reavivar a melhor memória do futebol português de seleções. O nome do jogador remete logo qualquer aficionado de futebol português para esse golo épico em Paris, que valeu o Campeonato da Europa em 2016.
No entanto, o jogador está a ser agora alvo de acusações públicas da parte da sua antiga mental coach, Susana Torres. A profissional que ajudou o jogador, a nível psicológico, durante esse Europeu, acusa o herói português de ingratidão. Ela que se tornou famosa em Portugal, depois do jogador lhe ter dedicado o golo da final, agradecendo o seu trabalho com ele. Depois disso agora até tomou uma decisão radical.
Depois disso, os dois acabaram por se separar, mas Susana Torres nunca parou de falar em Éder. Recentemente, o jogador disse que muitas das coisas que a mental coach tem dito não são verdade, e que são facilmente comprováveis. Afinal, envolve terceiros. Coisas como Fernando Santos ter prometido a Éder que iria jogar, que o jogador foi para Inglaterra ganhar dois milhões de euros ou que o jogador andou a ligar para vários clubes.
Éder diz que isso é mentira e que Susana Torres o ajudou no Europeu, agradeceu-lhe essa ajuda, mas que tudo o mais tem sido aproveitamento claro da parte da mental coach.
Os colegas de profissão saíram rapidamente no apoio ao jogador. Nomes como Bruno Fernandes, João Mário ou Rafa Silva apressaram-se a demonstrar apoio total ao jogador, por finalmente se impor contra Susana Torres. João Mário e Rafa foram dos que disseram tudo apenas com emojis de corações. Outros escreveram o que lhes ia na alma
“Quer queiram quer não serás sempre tu o nosso herói nacional”, escreveu Bruno Fernandes. “Goloooooooo!!”, notou Nuno Gomes. “Enorme irmão”, escreveu Xeka. “És grande mano, a tua humildade é um exemplo para todos”, apoiou Silvestre Varela.
“Segue como sempre, irmão! O que não falta é gente dessa…”, escreveu Hugo Vieira. “Juntos”, apontou Ricardo Alves. “És grande”, acrescentaram Daniel Candeias e também Sílvio Pereira.