Início País Vergonha: Pingo Doce aumenta preços antes do IVA 0%?

Vergonha: Pingo Doce aumenta preços antes do IVA 0%?

Outros países tomaram a medida de baixarem o IVA nos produtos de supermercado, de modo a combaterem a inflação que se tem feito sentir. Porém, os consumidores rapidamente perceberam que os preços se mantiveram, apesar desse esforço.

Por isso, em Portugal, são muitos os que temem que a medida que vai colocar vários produtos de primeira necessidade com IVA a 0% também não vai surtir efeito. Tem sido recorrente o aumento dos preços nos supermercados, que sobem tal como os lucros anunciados nas grandes superfícies.

Fala-se mesmo em ganância da parte dos supermercados, que continuam a inflacionar os preços e, por isso, são muitos os que não acreditam que este reduzir do IVA de 6 para 0% não vai fazer grande efeito. Poderia ser, ainda assim, uma ajuda, caso os supermercados não aproveitassem a deixa para manterem ou até subirem mais os preços desses alimentos.

No entanto, existe grande desconfiança. E um consumidor partilhou já uma curiosidade no Facebook. No mesmo Pingo Doce de Barcelos, o mesmo pedido, antes e depois de ser anunciada a descida do IVA.

A primeira fatura é de 18 de março e o custo do pedido deste cliente ficou por 2,87€. Uma semana depois, o mesmo serviço ficou-lhe por 3,29€. Ou seja, uma subida de 14%, em sete dias.

Este pedido é na pastelaria do Pingo Doce, cujos produtos não serão diretamente afetados por esta medida do IVA 0%, no sentido da venda ao consumidor, já que as matérias primas utilizadas serão, sim, alvo dessa descida.

Ainda assim, pode verificar-se já a alteração dos preços e de forma muito elevado, entre os dias 18 e 25 de março. Uma partilha que mostra como as grandes superfícies já poderão estar a preparar esta descida do IVA e não será no sentido de beneficiar o consumidor.